Novos projetos da Cervejaria Brix

on 3 de maio de 2012



Depois de um período de dormência, reestruturação e reformas, a Cervejaria Brix voltará a funcionar com uma proposta um pouco diferente: realizar diversos projetos, cada um com sua peculiaridade, onde cada um focará em uma técnica, receita ou filosofia diferente que resultará em produtos finais que trarão luz a dúvidas e me ajudarão a me tornar um cervejeiro melhor.  Cada um deles consistirá de algumas brassagens, para que várias vertentes possam ser abordadas.

De cara eu já posso nomear alguns projetos, que tomarão o resto de 2012.  Sugestões de projetos futuros são sempre bem-vindos, portanto escrevam nos comentários o que vocês gostariam de ver acontecendo.  Caso eu aceite alguma dessas sugestões, posso até pensar em enviar uma(s) cerveja(s) para o dono da idéia.

Próximos projetos:

  • Imperial Stout em barril de carvalho, maturado por 6 meses - 1 ano
  • Hidromel
  • Cervejas azedas
Junto com eles eu estarei produzindo cervejas para competições das quais não serei jurado.  E também eventuais cervejas para o consumo de dia-a-dia.



___________________________________________________________
IMPERIAL STOUT EM BARRIL DE CARVALHO


Esse projeto já estava em vista antes mesmo de eu adquirir um barril de carvalho.  A primeira cerveja a ser maturada nele foi a Madera, que chegou a ficar de 6 meses antes de transferir.  Como era o primeiro uso do barril, o sabor de carvalho ficou um pouco forte demais, tanto é que precisei blendar a cerveja para não ficar forte demais em madeira.  Agora, com a imperial stout, acredito que o gosto de maltes torrados casará um pouco mais com a madeira, trazendo profundidade aos sabores, sem deixar sobressair tanto a madeira.  Serão necessárias 4 (ou 5) brassagens para encher o barril.  Como eu pretendo usar 25-30kgs em cada brassagem, a cerveja final terá usado perto de 150kgs de malte.  Empreendimento grandioso!!




___________________________________________________________
HIDROMEL

Sempre houve um interesse meu por hidromel, desde os tempos da primeira leitura do "Joy of Homebrewing" do Charlie Papazian.  Recentemente li o livro "The Complete Meadmaker" do Ken Schramm e decidi entrar nessa empreitada.  Esse também é um projeto que demorará 6 meses - 1 ano para ficar pronto, portanto é melhor que seja atacado o mais cedo possível.  Serão 4 ou 5 "brassagens" de hidromel, visando produtos bem diferentes entre si.  O hidromel também é muito versátil, e praticamente todo ingrediente pode ser usado em sua produção.  Mas basicamente a idéia é fazer:
  1. Hidromel médio-doce de apenas mel, introdutório.
  2. Hidromel forte e doce (16-18%alc)
  3. Melomel (com frutas)
  4. Seco e carbonatado
  5. Metheglin (com especiarias.....ainda a escolher)
Ainda há algumas variáveis sobrando, como o ajuste de ácido-dulçor-taninos.  Mas isso pode ser um projeto futuro.  Por enquanto, ficaremos com essa proposta inicial.


___________________________________________________________
CERVEJAS AZEDAS

Sim!!  Azedas, sour beers, lambics e tudo o mais que couber por aqui.  Esse TAMBÉM é um projeto com grande demora para ficar pronto, coisa de 1 ano ou mais, então eu TAMBÉM tenho que começar cedo.  Basicamente vou fazer levas de cervejas azedas de todas as cores, e de modos diferentes de se obter o elemento azedo.  Posso destacar alguns:
  1. Sour mash, e então procedendo da forma usual.
  2. Usando malte acidificado ou dosando ácido lático em uma cerveja normal
  3. Fermentação espontânea.
  4. Inoculação com "bichos": brettanomyces, lactobacilus, de diferentes formas.  Posso aqui inocular depois de uma fermentação por levedura normal, ou direto no mosto, tornando essa uma cerveja 100% de leveduras selvagens.





Espero poder começar esses projetos no fim de maio....  Fique atento a próximas atualizações!







4 comentários:

Anônimo disse...

Que tal uma imperial stout com cacau e laranja? chocolate com laranja é mto bom...

Phil disse...

É bem interessante essa idéia, meu caro amigo anônimo. Eu vou pensar em separar uma parte da Imperial Stout e adicionar cacau (ou chocolate) e laranja.

Anônimo disse...

Cara tu é muito prepotente, como assim Caso eu aceite alguma dessas sugestões, meu amigo se alguem se propõe a lhe enviar uma sugestão certa ou errada vale a boa vontade de quem lhe envia mesmo que saia da sua brilhante atuação como cervejeiro. Presta atenção..

Anônimo disse...

Canelada!!!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
AD DESCRIPTION