Weiss bier (40L)

on 26 de agosto de 2006

Leva jogada fora, que começou com uma boa idéia, mas não foi bem executada.  Essa foi a última leva no sistema antigo, que dá pra perceber estava dando bastante problemas em sparge, eficiência e procedimentos em geral.  O que veio depois começou a mudar a qualidade das minhas cervejas...

FERMENTÁVEIS
5kgs malte pilsen
7kgs malte trigo (7,5kgs talvez)

LÚPULOS
(não especificado)

FERMENTOS
- Cevada Pura p/ lager
- Cevada Pura p/ ale

PROCEDIMENTO
9:35: Começa o fogo (~34L água ~12/12,5L grão)
9:46: 37ºC-->20min
10:09: 45ºC
10:32: 52ºC por 30min
11:13: 69ºC por 30min
11:50 começa a maratona do sparge (lauter-tun só tem capacidade para 20L)
12:59: Pior sparge da minha vida!  Entupiu o lauter tun e tive que fazer na peneira mesmo.  Fiz uma puta confusão e obtive o mosto com muito sedimento e sem rendimento.  Enfim, uma bosta.  Temp. 70ºC
13:05: fervura
16:00 Passei p/ fermentadores
- Fermento lager: 1.034
- Fermento ale: 1.032
- Horrível! Deu tudo errado!  Da próxima vez terei que fazer com o novo sistema (fundo falso + torneira na panela e sem gente pra encher o saco)
- No resfriamento caiu água no mosto, deve ter contaminado com certeza (fora a minha falta de cuidado no sparge)

- Joguei fora!! (Mais uma leva que eu jogo fora.  Dessa vez eu fiz tanta coisa errada que nem cogitei ficar com ela e provar depois.  Aprendi que fazer cerveja com churrasco rolando não dá certo, muita gente querendo vir ver as coisas, etc..)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
AD DESCRIPTION